segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PEDRINHO E O SACI - Monteiro Lobato

TÃO IMPRESSIONADO FICOU PEDRINHO COM A CONVERSA QUE TIVERA COM O TIO BARNABÉ SOBRE SACIS QUE DALI POR DIANTE SÓ PENSAVA EM SACI, E ATÉ COMEÇOU A ENXERGAR SACIS POR TODA PARTE. DONA BENTA CAÇOOU, DIZENDO:

- CUIDADO! JÁ VI CONTAR A HISTÓRIA DE UM MENINO QUE DE TANTO PENSAR EM SACI ACABOU VIRANDO SACI...

PEDRINHO NÃO FEZ CASO DA HISTÓRIA, E UM DIA, ENCHEU-SE DE CORAGEM, RESOLVEU PEGAR UM. FOI PROCURAR TIO BARNABÉ.

- ESTOU RESOLVIDO A PEGAR UM SACI – DISSE ELE – E QUERO QUE O SENHOR ME ENSINE O MELHOR MEIO.

TIO BARNABÉ RIU DAQUELA VALENTIA.

- GOSTO DE VER UM MENINO ASSIM. BEM MOSTRA QUE É NETO DO DEFUNTO SINHÔ VELHO, UM HOMEM QUE NÃO TINHA MEDO NEM DE MULA-SEM-CABEÇA. HÁ MUITOS JEITOS DE PEGAR SACI, MAS O MELHOR É O DE PENEIRA. ARRANJA-SE UMA PENEIRA DE CRUZETA...

- PENEIRA DE CRUZETA? – INTERROMPEU PEDRINHO – QUE É ISSO?

- NUNCA REPAROU QUE CERTAS PENEIRAS TÊM DUAS TAQUARAS MAIS LARGAS QUE SE CRUZAM BEM NO MEIO E SERVEM PARA REFORÇO? OLHA AQUI – E TIO BARNABÉ MOSTROU AO MENINO UMA DAS TAIS PENEIRAS QUE ESTAVA ALI NUM CANTO.

- POIS BEM – CONTINUOU TIO BARNABÉ – ARRANJA-SE UMA PENEIRA DESTAS E FICA-SE ESPERANDO UM DIA DE VENTO BEM FORTE, EM QUE HAJA RODAMOINHO, DE POEIRA E FOLHAS SECAS. CHEGADA ESSA OCASIÃO, VAI-SE COM TODO CUIDADO PARA O RODAMOINHO E ZÁS! – JOGA-SE A PENEIRA EM CIMA. EM TODOS OS RODAMOINHOS HÁ SACI DENTRO, PORQUE FAZER RODAMOINHOS É JUSTAMENTE A PRINCIPAL OCUPAÇÃO DOS SACIS NESTE MUNDO.

- E DEPOIS?

- DEPOIS, SE A PENEIRA FOR BEM ATIRADA E O SACI FICAR PRESO, É SÓ DAR JEITO DE BOTAR ELE DENTRO DE UMA GARRAFA E ARROLHAR MUITO BEM. NÃO SE ESQUECER DE RISCAR UMA CRUZINHA NA ROLHA, PORQUE O QUE PRENDE O SACI NA GARRAFA NÃO É A ROLHA E SIM A CRUZINHA RISCADA NELA. É PRECISO AINDA TOMAR A CARAPUCINHA DELE E A ESCONDER BEM ESCONDIDA. SACI SEM CARAPUÇA É COMO CACHIMBO SEM FUMO. EU JÁ TIVE UM SACI NA GARRAFA – CONTOU TIO BARNABÉ – QUE ME PRESTAVA MUITOS BONS SERVIÇOS. MAS VEIO AQUI UM DIA AQUELA MULATINHA SAPECA QUE MORA NA CASA DO COMPADRE BASTIÃO E TANTO LIDOU COM A GARRAFA QUE A QUEBROU. BATEU LOGO UM CHEIRINHO DE ENXOFRE. O PERNETA PULOU EM CIMA DA SUA CARAPUÇA, QUE ESTAVA ALI NAQUELE PREGO, E “ATÉ LOGO, TIO BARNABÉ!” DEPOIS DE TUDO OUVIR COM A MAIOR ATENÇÃO, PEDRINHO VOLTOU PARA CASA DECIDIDO A PEGAR UM SACI, CUSTASSE O QUE CUSTASSE.


CONTOU SEU PROJETO A NARIZINHO E LONGAMENTE DISCUTIU COM ELA SOBRE O QUE FARIA NO CASO DE ESCRAVIZAR UM DAQUELES TERRÍVEIS CAPETINHAS.

DEPOIS DE ARRANJAR UMA BOA PENEIRA DE CRUZETA, FICOU À ESPERA DO DIA DE SÃO BARTOLOMEU, QUE É O MAIS VENTOSO DO ANO.

CUSTOU A CHEGAR ESSE DIA, TAL ERA SUA IMPACIÊNCIA, MAS AFINAL CHEGOU, E DESDE CEDO PEDRINHO FOI POSTAR-SE NO TERREIRO, DE PENEIRA NA MÃO, À ESPERA DE RODAMOINHOS.

NÃO ESPEROU MUITO TEMPO. UM FORTE RODAMOINHO FORMOU-SE NO PASTO E VEIO CAMINHANDO PARA O TERREIRO.

- É HORA! – DISSE NARIZINHO. – AQUELE QUE VEM VINDO ESTÁ COM MUITO JEITO DE TER SACI DENTRO.

PEDRINHO FOI SE APROXIMANDO PÉ ANTE PÉ E, DE REPENTE, ZÁS! – JOGOU A PENEIRA EM CIMA.

- PEGUEI – GRITOU NO AUGE DA EMOÇÃO, DEBRUÇANDO-SE COM TODO O PESO DO CORPO SOBRE A PENEIRA. – PEGUEI O SACI!...

A MENINA CORREU A AJUDÁ-LO.

- PEGUEI O SACI! – REPETIU VITORIOSAMENTE. – CORRA NARIZINHO, E TRAGA-ME AQUELA GARRAFA ESCURA QUE DEIXEI NA VARANDA. DEPRESSA!

A MENINA FOI NUM PÉ E VOLTOU NOUTRO.

- ENFIE A GARRAFA DENTRO DA PENEIRA – ORDENOU PEDRINHO – ENQUANTO EU CERCO DOS LADOS. ASSIM! ISSO!...

A MENINA FEZ COMO ELE MANDAVA E COM MUITO JEITO A GARRAFA FOI INTRODUZIDA DENTRO DA PENEIRA.

- AGORA TIRE DO MEU BOLSO A ROLHA QUE TEM UMA CRUZ RISCADA EM CIMA – CONTINUOU PEDRINHO. – ESSA MESMA. DÊ CÁ.

PELA INFORMAÇÃO DO TIO BARNABÉ, LOGO QUE A GENTE PÕE A GARRAFA DENTRO DA PENEIRA O SACI POR SI MESMO ENTRA DENTRO DELA, PORQUE, COMO TODOS OS FILHOS DAS TREVAS, TEM A TENDÊNCIA DE PROCURAR SEMPRE O LUGAR MAIS ESCURO. DE MODO QUE PEDRINHO O MAIS QUE TINHA A FAZER ERA ARROLHAR E ERGUER A PENEIRA.

ASSIM FEZ, E FOI COM O AR DE VITÓRIA DE QUEM HOUVESSE CONQUISTADO UM IMPÉRIO QUE LEVANTOU NO AR A GARRAFA PARA EXAMINÁ-LA CONTRA A LUZ.

MAS A GARRAFA ESTAVA TÃO VAZIA QUANTO ANTES. NEM SOBRA DO SACI DENTRO...

NARIZINHO DEU-LHE UMA VAIA E PEDRINHO, MUITO DESAPONTADO, FOI CONTAR O CASO A TIO BARNABÉ.

- É ASSIM MESMO – EXPLICOU O NEGRO VELHO. – SACI N A GARRAFA É INVISÍVEL. A GENTE SÓ SABE QUE ELE ESTÁ LÁ DENTRO QUANDO A GENTE CAI NA MODORRA. NUM DIA BEM QUENTE, QUANDO OS OLHOS DA GENTE COMEÇAM A PISCAR DE SONO, O SACI PEGA A TOMAR FORMA, ATÉ QUE FICA PERFEITAMENTE VISÍVEL. É DESSE MOMENTO EM DIANTE QUE A GENTE FAZ DELE O QUE QUER. GUARDE A GARRAFA BEM FECHADA, QUE GARANTO QUE O SACI ESTÁ DENTRO DELA.

PEDRINHO VOLTOU PARA CASA ORGULHOSÍSSIMO COM A SUA FAÇANHA.

- O SACI ESTÁ AQUI DENTRO, SIM – DISSE ELE A NARIZINHO. – MAS ESTÁ INVISÍVEL, COMO ME EXPLICOU TIO BARNABÉ. PARA A GENTE VER O CAPETINHA É PRECISO CAIR NA MODORRA – E REPETIU AS PALAVRAS QUE O NEGRO LHE DISSERA.

UM DIA PEDRINHO ENGANOU DONA BENTA QUE IA VISITAR O TIO BARNABÉ, MAS EM VEZ DISSO TOMOU O RUMO DA MATA VIRGEM DE SEUS SONHOS. NEM O BODOQUE LEVOU CONSIGO.

- PARA QUE BODOQUE SE LEVO O SACI NA GARRAFA E ELE É UMA ARMA MELHOR DO QUE QUANTO CANHÃO OU METRALHADORA EXISTE?

PEDRINHO FOI CAMINHANDO PELA MATA ADENTRO ATÉ ALCANÇAR UM PONTO ONDE HAVIA UM RIO MUITO LÍMPIDO.

ENCANTADO COM A BELEZA DAQUELE SÍTIO, O MENINO PAROU PARA DESCANSAR. E ALI FICOU NUM ENLEVO QUE NUNCA SENTIRA ANTES, PENSANDO MIL COISAS EM QUE NUNCA PENSARA ANTES.

DE REPENTE O MENINO NOTOU QUE O SACI DENTRO DA GARRAFA FAZIA GESTOS DE QUEM QUER DIZER QUALQUER COISA.

- QUE ACONTECEU QUE ESTÁ ASSIM INQUIETO, MEU CARO SACI? – PERGUNTOU-LHE EM TOM BRINCALHÃO.

- ACONTECEU QUE ESTE LUGAR É O MAIS PERIGOSO DA FLORESTA; E QUE SE A NOITE PILHAR VOCÊ AQUI ERA UMA VEZ O NETO DE DONA BENTA...

PEDRINHO SENTIU UM ARREPIO CORRER-LHE PELO FIO DA ESPINHA.

- POR QUE – PERGUNTOU PEDRINHO, OLHANDO RESSABIADAMENTE PARA TODOS OS LADOS.

- PORQUE É JUSTAMENTE AQUI O CORAÇÃO DA MATA, PONTO DE REUNIÃO DE SACIS, LOBISOMENS, BRUXAS, CAIPORAS E ATÉ DA MULA-SEM-CABEÇA. SEM MEU SOCORRO VOCÊ ESTARÁ PERDIDO, PORQUE NÃO HÁ MAIS TEMPO DE VOLTAR PARA CASA, NEM VOCÊ SABE O CAMINHO. MAS O MEU AUXÍLIO EU SÓ DAREI SOB UMA CONDIÇÃO.

- JÁ SEI DEVOLVER A CARAPUÇA!...

- ISSO MESMO. DEVOLVER-ME A CARAPUÇA E COM ELA A LIBERDADE. ACEITA?

- QUEM REMÉDIO!

PEDRINHO SENTIA MUITO VER-SE OBRIGADO A PERDER UM SACI QUE TANTO LHE CUSTARA A APANHAR, MAS COMO NÃO TINHA OUTRO REMÉDIO SENÃO CEDER, JUROU QUE O LIBERTARIA SE O SACI O LIVRASSE DOS PERIGOS DA NOITE E PELA MANHÃ O LEVASSE, SÃO E SALVO À CASA DE DONA BENTA, NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

- MUITO BEM – DISSE O SACI. – MAS NESSE CASO VOCÊ TEM DE ABRIR A GARRAFA E ME SOLTAR. TEREI ASSIM MAIS FACILIDADE DE AÇÃO. VOCÊ JUROU QUE ME LIBERTA; EU DOU MINHA PALAVRA DE SACI QUE MESMO SOLTO O AJUDAREI EM TUDO. DEPOIS O ACOMPANHAREI ATÉ O SÍTIO PARA RECEBE MINHA CARAPUÇA E DESPEDIR-ME DE TODOS.

PEDRINHO SOLTOU O SACI.

DURANTE O RESTO DA AVENTURA TRATOU-O MAIS COMO UM VELHO CAMARADA DO QUE COMO UM ESCRAVO.

ASSIM QUE SE VIU FORA DA GARRAFA, O SACI PÔS-SE A DANÇAR E A FAZER CABRIOLAS COM TANTO PRAZER QUE O MENINO FICOU ARREPENDIDO DE POR TANTOS DIAS TER CONSERVADO PRESA UMA CRIATURINHA TÃO IRREQUIETA E AMIGA DA LIBERDADE.



MONTEIRO LOBATO

3 comentários:

  1. Meus parabéns! Excelente blog e projeto.

    Desejo muito sucesso.

    Edla

    ResponderExcluir
  2. A Danila do blog http://infanciaibitita.blogspot.com/ e que te linka no espaço dela plagiou um texto meu, ou seja, copiou na maior cara de pau os meus sentimentos em relação À MINHA GRAVIDEZ como se fossem dela. Fiquei muito chateada pois isso não deve ser feito na blogosfera. Temos que ter um mínimo de ética e ao menos colocar o crédito. Peço que avisem ela que isso é muito feio e não pode ser feito. Veja bem o meu texto foi escrito e postado em 29 de setembro e o dela no dia 3 de outubro!
    Se quiser saber mais de tudo, veja no meu blog e repare ainda na indignação das outras blogueiras. www.patriboudakian.blogspot.com
    Um beijo e obrigada!

    ResponderExcluir